Cada vez mais, as datas comemorativas da comunidade judaica e da comunidade cristã se aproximam. As culturas, apesar de muitas diferenças em alimentação, crenças e costumes, aproximam-se pela fé em um só Deus(D-US) e, neste dia em que as duas comunidades preparam-se para celebrar  Páscoa (Cristãos) e Pessach (Judeus), a comunidade LUZ do Eterno e o Blog Notícias da Lou sugerem a oportunidade de promover a união dos povos para um melhor entendimento e para a verdadeira Paz Mundial. Chag Pessach Sameach – Feliz Páscoa! Saiba mais sobre Paz mundial e sobre doações, a seguir:

 

A princípio, Páscoa é a celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. Apesar de ser uma comemoração iniciada pelo catolicismo, atualmente, muitas outras religiões seguem esta celebração, em especial os evangélicos e espíritas, numa união de celebrações de todos que creem no Cristo. Como principal regra de alimentação, há a abstinência de carne vermelha, embora se consuma peixe. O principal prato, tradição trazida de Portugal, é a bacalhoada.  Os veganos que comemoram esta data, costumam fazer a “batalhoada” que substitui o bacalhau por algas.

Os judeus, por sua vez, comemoram Pessach que, em hebraico, significa passagem, também pode ser entendido como passar por cima ou passar por alto.  É considerada a “Festa da Libertação” pois relembra a fuga dos judeus da escravidão do Egito. Esta libertação dos judeus foi comandada por Moshé (Moisés) e tem um grande significado para a comunidade judaica. O Sêder de Pessach (do hebraico סדר, sêder) refere-se ao jantar cerimonial judaico em que são servidos diversos alimentos, cada um com um significado. O principal alimento deste período é o pão ázimo (sem fermento, chamado em hebraico de matzá). Este pão é consumido durante todo o período de Pessach, com uma reflexão em que se deve ter humildade e nunca se imaginar melhor do que ninguém, por isso, nada se consome que tenha fermento (que infla). São muitos os segredos e significados desta e de outras festas judaicas. Impossível relatar tudo neste pequeno artigo.

O importante é frisar que neste ano, 2019 no calendário gregoriano e 5779 no calendário judaico,  as datas, que sempre foram próximas, se mesclam, numa grande oportunidade de união dos povos.

Chag Pessach Sameach – Feliz Páscoa!

 

A campanha de doações a cuidadores de animais recolhidos das ruas, continua. Todos os e-books de autoria de Anna Lou Olivier tem renda doada, enquanto a verba obtida com a venda dos livros, atualmente, ajuda a manter os sites, portais (Inglês e Português), publicações, este blog e toda a infra estrutura que Anna Lou Olivier mantém sozinha desde 1997, sem apoios nem patrocínios. Toda a verba obtida com a venda dos e-books é doada a cuidadores de animais abandonados e, quando a renda comporta , as doações se estendem aos cuidadores de crianças com deficiência.  Saiba mais sobre os e-books, clicando aqui ou acesse os livros e e-books à venda, diretamente, clicando aqui. Anna Lou de Olivier fará outra palestra grátis que aceitará como entrada ração para cães e gatos, areia para gatos e material de limpeza que serão encaminhados aos cuidadores. Saiba mais sobre esta palestra beneficente, que ocorrerá na região de Avaré – SP, clique aqui. Quem não mora na região da palestra, pode nos contatar e solicitar inclusão em lista VIP e será avisado quando a palestra ocorrer em sua região. Contate-nos, clicando aqui.