Inicial > jornalismo, utilidade pública > Utilidade publica – Incêndio Largo Paissandu – Não julgue, ajude!

Utilidade publica – Incêndio Largo Paissandu – Não julgue, ajude!


Diante de muitas críticas ao procedimento do Facebook, em que usuários se auto marcaram, como seguros, foram poucos os que perceberam a necessidade de ajuda aos sobreviventes do incêndio que provocou o desabamento de um prédio no Largo do Paissandu – São Paulo – SP – Brasil, destruiu quase toda a Igreja Luterana e comprometeu diversos edifícios vizinhos. Sendo assim, divulgo aqui uma lista de locais e links para quem quiser ajudar, lembrando que são aproximadamente 320 pessoas necessitadas:

Segundo Maria Adelaide, coordenadora na Cruz Vermelha, a maior necessidade é de artigos de crianças e bebês, como fraldas, mamadeiras, roupas infantis. Também estão sendo recolhidos alimentos não perecíveis. O posto de arrecadação fica na Avenida Moreira Guimarães, número 699, próximo ao aeroporto de Congonhas.

Segundo o site BBC – Brasil, o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran SP) divulgou que a partir desta quarta-feira receberá doações em sua sede para entregar às vítimas do incêndio. Roupas, sapatos, cobertores, itens de higiene, água e alimentos não perecíveis estão entre os artigos que estimula as pessoas a levarem. O órgão está localizado na Rua João Brícola, 32, ao lado da estação de metrô São Bento. E as doações poderão ser entregues das 8h às 18h.

No Facebook também há uma página em que, além do tão criticado recurso de marcação de segurança, é possível acompanhar notícias sobre o incêndio e, o mais importante, pode- se postar pedidos  e oferecimentos de ajuda.  No meu entender esta é uma ótima iniciativa, não só por tranquilizar parentes e amigos que moram longe, (já que o incêndio teve grandes proporções e foi bem noticiado, alguns parentes e amigos que moram no exterior ou no Brasil em regiões afastadas, se apavoraram e este recurso evita ter que telefonar ou se estressar em busca de notícias), mas por proporcionar um intercâmbio entre necessitados, ajudadores e intermediadores. Acesse o link, clicando aqui ou, se preferir levar doação pessoalmente, há outros postos de arrecadação citados a seguir.

Segundo a reportagem da Veja São Paulo, há outros postos de arrecadação, que são:

  • Evangélica – Universal do Reino de Deus – Está aceitando água, alimentos não perecíveis, fraldas infantis e roupas. Endereço: igreja do Brás – Avenida Celso Garcia, 499.
  • Organização Católica – Comunidade Sant’Egídio – Há dois  pontos para coleta. Um na Rua José Antônio Coelho, nº 661, apto 24. Outro na Rua José Bonifácio, número 325.
  • Ocupação Mauá – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) recebe doações nessa ocupação, o endereço é Rua Mauá, 340.
  • Mkt Mix – A agência aceita cobertores, roupas e produtos de higiene,que podem ser entregues até sexta (dia 4/5/2018) na Rua Lisboa, 224.
  •  Igreja Nossa Senhora do Rosário  também está aberta a contribuições  e está localizada bem próxima dos escombros, no Largo do Paissandu.

A propósito, o nome do edifício que desabou é: “Edifício Wilton Paes de Almeida”

E, finalizando, a polêmica sobre a marcação de segurança no Facebook, é simples: Se você costuma transitar pela região ou tem parentes que moram no exterior ou em locais muito afastados, é bom se auto marcar para tranquilizá-los. Mas, para quem não tem parentes nem amigos no exterior e não tem costume de transitar pela região, não se aplica. É só ignorar ou clicar em não se aplica. Simples, assim!

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: